"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, abril 17

A Saúde em Angra - vista de dentro

Dr. Carlos Vasconcellos - Sec. de Saúde e Presidente da FuSAR

"Pegamos o PS totalmente desestruturado, a Sta. Casa mergulhada em dívidas e o SPA desabou, mesmo depois de uma obra realizada em 2010 depois das chuvas, quando ele ficou interditado por 6 meses. O Hospital da Japuíba consumiu mais de 60 milhões de recursos públicos municipais e não haveria qualquer cabimento em entregá-lo ao Estado para fazer tudo de novo. Junto a isso, parece que a população não sabe, mas estamos numa epidemia de dengue, a maior do Estado do Rio de Janeiro, por conta das nossas politicas de prevenção no ano passado, com mais de 5 mil casos notficados e atendidos na rede pública ('só' 3% da população do município tomando soro e fazendo exames). Isso tudo com a rede desabastecida, funcionários dobrando plantões em horas extras e prédios caindo. Para culminar, dívidas, dívidas, dívidas.

Do que adianta falar isso tudo se nada fizermos? O desafio é esse: desse cenário, construir assistência e esperança. Nossa luta na dengue não é pelo conforto, é por não termos óbitos; nossa opção de retomar o Hospital foi a única possível em um cenário de rede destruída, que terá que ser refeita unidade a unidade. E temos esperança, sim, e temos caminhado: ontem, já foi publicado o chamamento público para a contratação dos serviços de laboratório, incluindo o Hospital; conseguimos o apoio do Ministério da Saúde; apesar dos pesares, conseguimos captar novos profissionais para a rede. Retomamos a discussão sobre a saúde nos fóruns competentes, como o Conselho Municipal de Saúde; resgatamos os direitos elementares dos funcionários, como férias, adicionais de escolaridade, etc.

Sabemos que há muitos problemas, e sabíamos disso desde novembro. Aliás, penso que a cidade toda sabia, porque era quase unânime que a saúde era a área mais problemática na cidade. Tem jeito? Tem. Só que não é de um dia pro outro, as coisas acontecem aos poucos.

Dr. Carlos Vasconcellos."


(Durante uma conversa no facebook sobre o tema da postagem "Tem notícias deste Hospital, Conceição?", e outros.)

Nenhum comentário: